terça-feira, 10 de outubro de 2017

Folder, Folheto Panfleto - Qual usar? Gráficas em SP

Várias pessoas possuem dúvidas no momento de escolher o formato de uma impressão: como decidir? Panfleto, flyer ou folder? Para tirar essa dúvida convidamos a graficas em sp que é considerada uma das melhores graficas. Saber exatamente suas características é essencial para evitar erros de criação e confecção. Além do mais, cada tipo de impresso tem as suas características e podem contribuir das mais distintas formas de comunicação. Veja, aqui neste guia, as diferenças entre essas aplicações mais comuns.

Panfleto:



A palavra “panfleto” vem do inglês “pamphlet”,que é uma tradução do latim “pamphilus” — uma forma de poema de amor que circulava na Europa medieval. Ao passar do tempo, a palavra panfleto passou a ser utilizado para textos escritos, mais curtos que os livros, que circulavam entre as cidades e vilarejos. Séculos depois, com a criação da imprensa, o panfleto passou a caracterizar os textos impressos curtos, distribuídos em grandes quantidades, geralmente com divulgações religiosa ou política.
Nos dias de atuais, o panfleto ainda tem esse papel fundamental desde o começo da imprensa. A palavra é usada para nomear impressões simples, realizadas em grandes quantidades. A vantagem de utilizar um panfleto é permitir uma grande escala de impressão a preços baixos, de maneira rápida e barata. É exatamente por isso que esse tipo de impresso é utilizado em estratégias de divulgação em grande escala, ela pode ser simples, mas muito eficiente.
Esse tipo de material tem a utilização mais comum para divulgação de promoções, exposição e eventos, propaganda politica e muitas outras ações.

Flyer:

Esse tipo de material apareceu  com a evolução da publicidade moderna nas grandes cidades, onde as empresas buscavam divulgar rapidamente seus serviços. De  certa forma, o flyer é apenas uma evolução e modernização dos panfletos simples criados após da invenção da imprensa.
Flyers de regra, costumam ser mais sofisticados que os panfletos, impressos em quantidade maior, porém em papéis de gramatura mais expeça, com um trabalho em seu design mais estudado. A exemplo disso são as peças de divulgação dos grandes lançamentos imobiliários. Grande marcas de bebidas costumam usar esse tipo de material, com imagens chamativas e acabamento diferenciado, para distribuição em bares, baladas e restaurantes.

Folder:



O termo folder é originário do ingles “fold”, que significa dobrar. Resumindo, o folder é um panfleto que possui dobras. Dessa maneira, é bastante claro que o folder é uma peça mais sofisticada que o panfleto ou o flyer, o que irá exigir mais investimento em sua criação, mas, por outro lado, ele pode oferecer maiores e infinitas possibilidades de apresentação.

Um folder pode ter apenas uma dobra, com isso devemos considerar que ele tenha 4 páginas. Pode também ter dobra sanfonada, carteira, entre outras. O que nos permite apresentar uma quantidade maior de informações. Esse tipo de material é muito bom para apresentações empresariais, lançamentos e descrições detalhadas de alguns tipos de produtos.

Um comentário:

  1. Muy buena questa informacion. Lo utilizo para el mio blog tv stream sopcast sopcast to android.

    ResponderExcluir